Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Diga NÃO AO BULLYING. Seja amigo !


Quando agressões físicas ou verbais dos colegas se tornam freqüentes, é preciso tomar uma atitude rápida e inteligente. Por você e todos a sua volta !


A palavra inglesa bully quer dizer valentão e, por isso, o termo bullying virou sinônimo de perseguição e maus-tratos a um colega. Qualquer coisa que ele tenha diferente dos outros já serve de inspiração para as gozações, como usar óculos, aparelhos odontológicos ou não, e  também por ser mais gordo ou mais magro que a média do pessoal da escola. É bem provável que você já saiba disso. Mas pode se surpreender com a informação de que, no Brasil, 34% dos garotos e garotas de 12 a 16 anos conhecem bem esse clima pesado porque já foram vítimas de algum tipo de violência no colégio. E 63% não sofreram bullying, mas testemunharam amigos tomando essa atitude sem graça. Todo mundo sofre numa situação dessas. Tanto a vítima quanto quem presencia as agressões e fica calado. Na verdade, até o agressor sai perdendo em muitos aspectos. Um deles é a saúde. O efeito de viver nessa atmosfera nada legal costuma ser ansiedade, tendência à bulimia e à anorexia (um perigo para as meninas), fobias e até mesmo, em casos extremos, ataques de pânico. O bullying tem o efeito de uma bomba que arrasa com o bem-estar geral. Se você estiver enfrentando uma situação dessas, não fique chorando pelos cantos. Mantenha-se firme e enfrente o seu agressor com uma boa conversa. Também não fique calado se observar alguém ser agredido. O diálogo, aberto e franco, é o primeiro remédio. Se não der certo, procure seus pais e professores. Não se intimide e abra a boca para calar a violência e garantir a saúde de todos.



Cerca de 17% dos jovens entre 10 e 14 anos foram vítimas de bullying virtual no mínimo uma vez. Desse total, 13% foram insultados pelo celular e 87% por textos e imagens na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário